9 coisas mais incríveis para fazer no Delta do Mekong do Vietnã

Pule o caminho batido do Vietnã e descubra por que a subexplorada região do Delta do Mekong é digna de discernir as listas de desejos dos viajantes.

Paisagem do lugar para a viagem do Vietnã no Delta do Mekong Shutterstock

O Delta do Mekong, também chamado de “Mien Tay” pelos habitantes locais, é aparentemente fora do comum para os turistas estrangeiros, onde uma despesa plana de bancos de areia e cursos d’água formam um triângulo de 35.000 quilômetros quadrados a oeste da cidade de Ho Chi Minh. No entanto, este lugar de beleza implacável – cunhado a “tigela de arroz” do país, onde mais de cinquenta por cento do arroz do Vietnã é produzido – acaba por ser um destino ideal com muitas experiências fascinantes.

Para aqueles que planejam vir ao Delta do Mekong – uma região de beleza surpreendente e intocada que é central para toda a vida local – as melhores coisas a fazer são passeios de barco ao longo dos capilares sinuosos do rio Mekong de canais tropicais, manguezais e arrozais, negociando nos mercados flutuantes, desfrutando do sabor de frutas frescas, explorando suas atrações históricas, templos e pagodes, e vendo a autenticidade do modo de vida nativo deixado inalterado pelo mundo exterior. Precisa de detalhes? Em seguida, considere essas vistas, sons e cenas verdadeiramente incríveis para a viagem dos sonhos à região única do Delta do Mekong, no Vietnã.

9/9 Compras nos Mercados Flutuantes

Uma das experiências mais imersivas para os turistas descobrirem o modo de vida local são os movimentados mercados flutuantes da região. É ao longo de todos esses movimentados centros aquáticos onde barganhas abundantes e cargas de pechinchas ocorrem, tudo nos fascinantes mercados flutuantes da região – uma parte fundamental da cultura e do comércio na área do Delta do Mekong que aparentemente permaneceu inalterada desde o início dos anos 1800 durante a dinastia Nyugen (como alguns historiadores acreditam).

Uma prática com séculos de idade, o comércio e o escambo em mercados flutuantes continuam a ser a base do empreendimento e os principais meios de subsistência para muitos moradores locais – muitos dos quais residem em casas flutuantes ao longo do rio Delta do Mekong. Frutas maduras, barracas de flores, alimentos frescos e muito mais estão à venda ao longo dos canais tropicais, com vendedores locais fazendo compras e negociando com seus sampans – um tipo tradicional de barco usado pela população local.

Na região, há cinco mercados flutuantes conhecidos para visitar, incluindo Cai Rang, Cai Be, Phong Dien, Nga Nam e Long Xuyen. Cai Rang e Cai Be são os mais populares e mais movimentados, o primeiro também sendo o maior, enquanto o último é o único acessível em uma viagem de um dia da cidade de Ho Chi Minh. A única desvantagem desses mercados flutuantes é que eles não são para pessoas que lutam para acordar cedo de manhã; o melhor momento para visitar qualquer um deles é o mais cedo possível – já às 3 da manhã, quando centenas de fornecedores começam a direcionar seus sampans para a área de mercado.

8/9 Descubra o Pagode Vinh Trang em My Tho, Província de Tien Giang

Apresentando uma mistura fascinante de arquitetura oriental e ocidental, o pagode Vinh Trang, de 150 anos, é um ícone conhecido em todo o Vietnã e é celebrado por sua importância arquitetônica, histórica e religiosa. O pagode budista é uma magnífica relíquia cultural cercada por uma encantadora série de jardins ornamentados que abrigam quatro enormes seções interconectadas, cinco edifícios, 60 estátuas, 178 pilares e um antigo sino que remonta a 1854.

Apresentando espetáculos de obras de arte impressionantes, os designs para se maravilhar no local são verdadeiramente mesméricos; há mosaicos vibrantes que mostram histórias da natureza e do folclore, bem como 18 arhats incríveis esculpidos na madeira de jacas – para citar apenas um punhado das características de tirar o fôlego deste espaço histórico e artístico.

7/9 Tour Tan Lap Vila Flutuante Em Long An Province

Viajantes ecologicamente conscientes elogiarão uma visita a Tan Lap – um dos renomados pontos de ecoturismo do Vietnã, visitado pelo mais intrépido dos viajantes. É facilmente acessível a partir da cidade de Ho Chi Minh em uma viagem de um dia, uma vez que fica a apenas 100 quilômetros de distância, levando apenas cerca de duas horas para chegar de carro ou moto (mas permita que três ou quatro nossos do dia o explorem adequadamente, pois seus tesouros são melhor apreciados lentamente com tempo suficiente para levá-los todos). No entanto, aqueles que precisam de mais tempo para aproveitar o sereno relaxamento e rejuvenescimento da natureza do entorno podem encontrar uma série de opções de acomodação na aldeia.

Situado no meio de uma floresta flutuante mística e rios pantanosos, Tan Lap vila flutuante é um lugar tranquilo de beleza tropical deixado livre pelo mundo exterior de excesso de turismo e empreendimento. Seja sozinho ou em um passeio turístico, pode-se descobrir sua beleza em um passeio de barco que atravessa as zonas úmidas e suas passarelas sinuosas elevadas, onde a flora aquática floresce em todas as redes de florestas de mangue e imponentes árvores tropicais que criam um dossel sombreado para refúgio sob o sol sufocante do dia.

9/06 Explore a região em um cruzeiro pelo rio Mekong

Na maior parte, as exuberantes zonas húmidas cobrem a região do Delta do Mekong, o que significa uma coisa certa; As atividades aquáticas são as melhores maneiras de se divertir e explorar suas joias dentro – e uma das mais fascinantes é um cruzeiro fluvial ao longo do rio Mekong. Abrindo cenas turísticas e culturais, uma viagem pelo rio Mekong que atravessa o Vietnã é uma das experiências mais reveladoras da região – onde a vida gira inteiramente em torno dos rios. A mistura perfeita de paisagem e imersão cultural pode ser obtida em um cruzeiro fluvial, muitos dos quais levam os viajantes a muito mais lugares do que eles poderiam ter pensado inicialmente.

A maioria dos cruzeiros pelo rio Mekong não apenas segue o rio para observar a paisagem natural, mas também oferece a oportunidade de explorar áreas e participar de atividades locais para uma escapada verdadeiramente enriquecedora. De um modo geral, em termos de linguagem do operador turístico, um cruzeiro fluvial oferece uma viagem noturna ao longo do rio com atividades aquáticas e alguns destinos incluídos, enquanto, por outro lado, um pacote turístico envolve apenas uma viagem de cruzeiro fluvial diurna como uma atividade, juntamente com várias outras atividades interiores ou aquáticas. Os cruzeiros pelo rio Mekong levam os hóspedes a descobrir as províncias locais do Mekong e, no geral, custam algumas centenas de dólares por pessoa. No entanto, existem outros navios de luxo que exploram ainda mais por mais tempo, levando os exploradores não apenas a partes do Delta, mas também a outros, como Phnom Penh e Siem Reap, custando até alguns milhares de dólares em comparação.

5/9 Faça um passeio de barco em Sampan

A versão modesta e tradicional de um cruzeiro pelo rio Mekong, pegar um simples barco sampan navegado por um local é uma experiência que nenhum viajante exigente deve pular durante sua estadia no Delta. Flutuando através de florestas de mangue esmeralda para chegar a várias atrações turísticas e tesouros fora da trilha batida, pode-se descobrir uma sensação distinta de paz e tranquilidade, juntamente com um modo de vida separado ao atravessar as veias aquáticas intocadas da região.

Provando uma visão única de ambos os lados da moeda, pular em um barco sampan antes ou depois de experimentar um cruzeiro pelo rio Mekong voltado para o turista mostra o intenso contraste entre a fachada turística e o estilo de vida e método de transporte locais genuínos, mas básicos. Ambos são igualmente bonitos e enriquecedores, é claro, mas são intrigantemente diferentes e se complementam.

Quanto a onde ir para um relaxante passeio de barco sampan ao longo do rio, existem várias possibilidades. Por apenas alguns dólares, três a quatro pessoas por barco sampan podem explorar vários pontos conhecidos, como a floresta de Tra Su Cajuput (An Giang), a Lagoa Thi Tuong (Ca Mau) e a Ilhota Thoi Son (Ben Tre), para mencionar apenas um pequeno punhado de lugares bonitos.

4/9 Visite os pagodes Khmer da província de Tra Vinh

Como Tra Vinh costumava fazer parte do império Khmer, ainda existem mais de 300.000 Khmer residindo na província – a maior população de toda a região do Delta do Mekong. Como tal, não é de todo surpreendente que a província possua 140 templos Khmer salpicados em todas as suas paisagens exuberantes, oferecendo uma aparência única a esta parte do país, ao contrário da maioria dos outros.

De nota significativa, os pagodes que não devem ser perdidos na viagem a esta parte do Delta incluem o Hang Pagoda e o Kompong Chray Pagoda – ambos por suas características imponentes e cenários surreais na natureza intocada. Hang pagoda (“hang” que significa “caverna” na língua vietnamita) é nomeado após suas características mais marcantes – o portão em forma de cúpula de 12 metros de profundidade que oferece oportunidades de fotografia majestosas para aqueles que vêm com uma câmera boa o suficiente para capturar sua glória. Também é bem conhecido pelas famílias de cegonhas que são frequentemente vistas aninhadas nas árvores que cercam o local ornamental.

A melhor maneira de saciar a descoberta desses locais verdadeiramente deslumbrantes, os visitantes intrigados com mais do que apenas a beleza dos pagodes e templos Khmer – mas também a cultura e a história Khmer – satisfarão seus desejos curiosos conferindo o Museu da Cultura Khmer.

3/9 Desfrute da observação de pássaros no santuário de pássaros Tra Su em Chau Doc, província de An Giang

Sucumba aos doces cantos de mais de 70 espécies únicas de aves no magnífico Tra Su Bird Sanctuary – um retiro de pura felicidade e serenidade situado em 800.000 hectares de terra e água e acessível através de um passeio de barco. Grande parte da totalidade do santuário é seccionada com apenas algumas áreas para os hóspedes explorarem, o que concede à população de aves um espaço seguro para nidificar e florescer em paz – para o deleite da natureza. amantes e fotógrafos ansiosos para observar recompensas de pássaros em seu ambiente natural sem serem perturbados e não afetados pelos seres humanos. Além disso, há também uma torre de observação para os visitantes, permitindo que eles contemplem o labirinto verdejante de ricas zonas úmidas e observem os pássaros residentes de cima.

Os meses entre agosto e novembro são considerados a melhor época para visitar o santuário, pois é quando os níveis de água estão mais altos, o que é favorável às aves. Mas os observadores de pássaros inflexíveis em testemunhar multidões de filhotes e comportamentos parentais interessantes devem vir para a temporada de eclosão entre dezembro e janeiro.

2/9 Saboreie a culinária local da região do Delta do Mekong

A culinária vietnamita é uma das favoritas do mundo, e os pratos a serem descobertos em sua região do Delta do Mekong validam o célebre status culinário do país mais verdadeiro do que nunca. A região não é famosa por suas festas chiques e culinária de luxo, mas sim por suas iguarias locais únicas que não podem ser comparadas a nenhuma outra na Ásia. Há uma riqueza de alimentos tentadores de papilas gustativas para experimentar, incluindo pãozinho rieu, bolo de pia, hu tieu, panqueca vietnamita e, para os viajantes mais corajosos, larvas de coco. Curiosamente, o que torna os pratos Delta tão diferentes é que muitos deles são feitos de ingredientes que vêm diretamente do ambiente natural; por exemplo, as flores desempenham um papel importante em muitos pratos locais, como sesbania, sesbana e o adorável hotpot de flores.

Naturalmente, alguns dos melhores pontos para provar a culinária local são os muitos mercados flutuantes. Imagine flutuar em um autêntico e rústico barco sampan escondido em uma variedade de alimentos únicos e sobrenaturais com toda a agitação dos vendedores do mercado acontecendo ao fundo – jantar na região do Delta é mais enriquecedor do que isso? (Observe que os mercados flutuantes são apenas para madrugadores e normalmente servem apenas café da manhã. Restaurantes e mercados locais nas aldeias são uma opção melhor para almoço e jantar). Acrescente o fato de que o preço médio por refeição é de apenas meio dólar a cinco dólares, e não há razão para não pedir um prato de tudo o que está disponível naquele momento para um fantástico banquete do Delta do Mekong.

1/9 Mordida nas guloseimas mais frescas e suculentas em pomares de frutas

O sublime clima tropical do Delta faz com que seus pomares de frutas floresçam, e a região é de fato famosa como uma das maiores produtoras de frutas do país. Claro, pode-se encontrar e provar todas as deliciosas frutas da região nos mercados flutuantes, no entanto, a curta temporada, juntamente com o longo processo de colheita e transporte de frutas, afeta o frescor das frutas no momento em que finalmente chega à boca dos clientes.

Isso significa que não há maneira mais suculenta e fresca de apreciar os frutos de dar água na boca da região do que colhê-los diretamente da árvore e mordê-los ali mesmo. É possível visitar os pomares de frutas do Delta durante todo o ano, mas inegavelmente a melhor época é a temporada de verão, quando a maioria das frutas está madura, pronta e cheia de sabor.

Há uma grande quantidade de pomares de frutas para visitar na área, com a província de Tien Giang sendo o maior produtor de frutas em toda a área, graças ao terreno fértil circundante do rio Tien. Por outro lado, o Pomar de Frutas Cai Be é uma das maiores hortas frutíferas da região – especializada em longans, jaca, tangerinas, goiabas, rambutan, toranjas e muito mais.

Outro pomar digno de visita é a Dragon Fruit Farm na província de Long An, famosa por suas variantes rosa, branco e amarelo brilhantes desta irresistível fruta tropical. E qualquer pessoa com um gosto por mangas não deve perder uma viagem ao Hoa Loc Mango Garden – um dos pomares mais emblemáticos do Delta que é responsável pelo aroma doce e saboroso Hoa Loc Mango, que é conhecido por estar entre as mangas mais saborosas do mundo de todos os tempos.

Por fim, há um número de outros pomares de frutas para conferir também, com alguns incluindo:

  • Phong Dien

  • Tan Quy

  • Tam Binh

  • Cho Lach

Publicado por premiograndesmulheres

O Prêmio Grandes Mulheres pretende ajudar as mulheres comuns, empreendedores, donas de casa a levar sua vida mais leve, sendo na área de relacionamento e saúde da mulher. O “Prêmio Grandes Mulheres”, doravante denominado simplesmente “Prêmio”, é uma iniciativa através de Revistas e do Facebook, doravante denominados “Organizadores”. Sobram motivos para celebrar. Por isso, iremos promover a segunda edição do Prêmio Grandes Mulheres. Juntos, vamos continuar celebrando as líderes de mulheres que têm se destacado em seus setores e as mulheres que estão fazendo história. Nosso site: https://premiograndesmulheres.com.br

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora